Ao contrário do período pré-Copa, em que a seleção de Takeshi Okada sofria duras críticas, a imprensa japonesa saudou os Samurai Blue pela importante campanha na Copa do Mundo da África do Sul, passando da 1ª fase e caindo nas oitavas de final após disputa de pênaltis contra o Paraguai.
Os 120 minutos de jogo em que as duas seleções ficaram empatadas em 0 a 0 surpreenderam críticos e torcedores, que já estavam acostumados com placares não convincentes da equipe nipônica. Os principais jornais ressaltaram, no dia seguinte a derrota, a força e a competência da seleção de 2010: o Asahi colocou em sua manchete “Surpreendendo o mundo em tensos 120 minutos”, dizendo que o jogo será considerado como a carne e o sangue do futebol japonês, e o Yomiuri Shimbun enfatizou que os samurais serão lembrados pela bravura mostrada no jogo. O Yomiuri ainda ressaltou que o Japão começou realmente a luta no cenário mundial do futebol, e que o país deve manter as esperanças para 2014, quando o mundial será realizado no Brasil.
O primeiro-ministro Naoto Kan disse que os jogadores “mostraram ao mundo a verdadeira força do futebol japonês trabalhando em equipe.”
Fonte: Japan Pop Cuiabá
Foi uma campanha legal. Mereciam chegar mais longe.
ResponderExcluirEles mereciam mesmo.
ResponderExcluir